domingo, 2 de novembro de 2014

O Uniforme Nas Aulas De Educação Física

     O uso do uniforme no ambiente escolar sempre foi motivo de debate: se por um lado ele inibe a competição pelo uso de roupas caras; por outro lado o sujeito é retirado de sua individualidade e apresentado como “mais um” entre muitos alunos. Sem sombra de dúvida, a discussão entre as particularidades do indivíduo e a generalidade do coletivo sempre perpassarão esse assunto.
     O resultado dessa discussão nós já conhecemos na prática: todos nós usamos uniformes, quando no período escolar. É interessante abrir um parêntese, já que o uso do uniforme não é restrito ao universo educacional. Certos setores, principalmente o setor vinculado à área da saúde, também costumam se utilizar dos uniformes. Isso porque o uso transmite a impressão de organização e higiene, aspectos adequados aos serviços de saúde.
     No que se refere ao setor educacional, o uniforme tem a função de apresentar a noção de equivalência entre os alunos: todos são iguais. É claro que o uso do uniforme sempre acaba ganhando um “toque” pessoal, o que acaba por apresentar uma característica individual perante a coletividade.
     Ainda que a participação das aulas costumeiramente dadas em sala, com as crianças sentadas olhando para o quadro, permita o uso de acessórios, as aulas de Educação Física costumam ser mais rigorosas quanto ao uso de uniforme: bermudas, meias, tênis, camisetas, cabelos presos e sem uso de acessórios, como brincos, pulseiras ou colares. Essa exigência não é feita sem motivo: as aulas práticas necessitam de roupas confortáveis que permitam ao aluno a execução de movimentos. Além disso, o uso de acessórios pode fazer com que o aluno se machuque durante a atividade, caso um brinco seja puxado, ou um colar enroscado.
     Um outro motivo, menos técnico e mais cultural, é que o uso do uniforme permite que meninos e meninas se vistam de modo mais adequado nas aulas. Vivemos numa época em que a influência da mídia, em geral, ressalta demais a exposição corporal, de modo que os alunos internalizam esse processo como uma manifestação “natural”. A exposição excessiva do corpo nas aulas de Educação Física distrai a atenção da aula e causa o assédio por parte dos colegas de classe. Portanto, não há nenhum fundamento educacional na exposição do corpo, o que torna o uso de uniforme uma maneira bastante adequada de participação dos alunos nessa disciplina.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/o-uniforme-nas-aulas-educacao-fisica.htm#

Um comentário: