domingo, 2 de novembro de 2014

10 Livros Sobre Educação Física

  1. 1.000 Exercícios de Musculação.  Autor: Alfonso Blanco Nespereira
  2. 1.000 Exercícios Ginásticos com Acessórios Fixos e Móveis.  Autora: Lorente Encarna Martin
  3. 100 Anos. 100 Troféus.  Autor: Alberto Miguéns
  4. 100 Aulas: Aprendizado (7 a 12 Anos).  Autora: Greicy Rose de Carvalho Braz
  5. 100 Perguntas e Respostas de Iniciação à Escalada.  Autor: José Luis Munoz
  6. 1000 Exercícios e Jogos com Bola.  Autor: Leonardo B. Silva de Melo
  7. 1000 Exercícios e Jogos Para o Atletismo.  Autora: Geovana Alves Coiceiro
  8. 1000 Jogos Condicionamento Físico.  Autor: Guilherme Moreno
  9. 1000 Perguntas Sobre Futebol.  Autor: Rodrigo Munhoz
  10. 3.000 Exercícios e Jogos Para Educação Física Escolar.  Autor: Pedro Antonio da Silva
 
Fonte: http://cev.org.br/biblioteca/especiais/livros

O Uniforme Nas Aulas De Educação Física

     O uso do uniforme no ambiente escolar sempre foi motivo de debate: se por um lado ele inibe a competição pelo uso de roupas caras; por outro lado o sujeito é retirado de sua individualidade e apresentado como “mais um” entre muitos alunos. Sem sombra de dúvida, a discussão entre as particularidades do indivíduo e a generalidade do coletivo sempre perpassarão esse assunto.
     O resultado dessa discussão nós já conhecemos na prática: todos nós usamos uniformes, quando no período escolar. É interessante abrir um parêntese, já que o uso do uniforme não é restrito ao universo educacional. Certos setores, principalmente o setor vinculado à área da saúde, também costumam se utilizar dos uniformes. Isso porque o uso transmite a impressão de organização e higiene, aspectos adequados aos serviços de saúde.
     No que se refere ao setor educacional, o uniforme tem a função de apresentar a noção de equivalência entre os alunos: todos são iguais. É claro que o uso do uniforme sempre acaba ganhando um “toque” pessoal, o que acaba por apresentar uma característica individual perante a coletividade.
     Ainda que a participação das aulas costumeiramente dadas em sala, com as crianças sentadas olhando para o quadro, permita o uso de acessórios, as aulas de Educação Física costumam ser mais rigorosas quanto ao uso de uniforme: bermudas, meias, tênis, camisetas, cabelos presos e sem uso de acessórios, como brincos, pulseiras ou colares. Essa exigência não é feita sem motivo: as aulas práticas necessitam de roupas confortáveis que permitam ao aluno a execução de movimentos. Além disso, o uso de acessórios pode fazer com que o aluno se machuque durante a atividade, caso um brinco seja puxado, ou um colar enroscado.
     Um outro motivo, menos técnico e mais cultural, é que o uso do uniforme permite que meninos e meninas se vistam de modo mais adequado nas aulas. Vivemos numa época em que a influência da mídia, em geral, ressalta demais a exposição corporal, de modo que os alunos internalizam esse processo como uma manifestação “natural”. A exposição excessiva do corpo nas aulas de Educação Física distrai a atenção da aula e causa o assédio por parte dos colegas de classe. Portanto, não há nenhum fundamento educacional na exposição do corpo, o que torna o uso de uniforme uma maneira bastante adequada de participação dos alunos nessa disciplina.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/o-uniforme-nas-aulas-educacao-fisica.htm#

sábado, 1 de novembro de 2014

10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Educação Física

Confira, então, os 10 coisas que você precisa saber sobre atividade física:
  1. prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.
  2. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
  3. Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.
  4. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.
  5. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.
  6. 1 minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.
  7. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose da pessoa. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.
  8. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).
  9. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.
  10. Em uma recente pesquisa feita pelo Overseas Development Institute, na Grã Bretanha, mostrou que o número de aldutos obesos cresceu quatro vezes nos últimos 30 anos, em paises em desenvolvimento, ou seja, são mais de 1 bilhão de pessoas acima do peso.

Fonte: http://www.endocrino.org.br/10-topicos-que-voce-precisa-saber-sobre-atividade-fisica/

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Informações Importantes Sobre a Educação Física

Educação Física

Profissões relacionadas ao curso: Educador físico, preparador físico, professor, recreacionista, treinador .

1. SOBRE O CURSO

Educador físico


Este profissional planeja, supervisiona e coordena programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. Atua em ações para promoção e reabilitação da saúde direcionadas ao público de diferentes faixas etárias, ou para grupos com necessidades especiais. 

Principais áreas de atuação  


- Academias de ginásticas 
- Personal trainner 
- Clubes esportivos 
- Spas 
- Hotéis 
- Escolas 

TOPO

2. ENSINO

Número de faculdades351
Melhores cursosUniversidade Estadual de Campinas (SP), Fundação Universidade Federal de Viçosa (MG), Universidade Paulista (Brasília)
Vagas disponíveis por ano42.282
Duração do curso4 anos
Candidatos61.370
Candidatos/vaga1,45
Formandos por ano9.498
TOPO

3. ESTÁGIO

Estágio obrigatório?    


Sim 

Quem recruta estagiários


- Academias. 
- Acampamentos. 
- Clubes e centros esportivos. 
- Clínicas e hospitais. 
- Escolas. 
- Instituições que atendem públicos específicos, como gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais, cardiopatas, entre outros. 
- Laboratórios de aptidão física. 
- Secretarias de Esporte. 
- Circo-escola. 
- ONGs e instituições que executam projetos comunitários e de educação e saúde. 
- Hotéis. 
- Condomínios. 
- Estúdios de atividades físicas específicas. 

Melhor época do ano para procurar estágio 


Qualquer época do ano, inclusive no período de férias, pois muitos alunos atuam com recreação em hotéis ou acampamentos de férias. 


Momento ideal para iniciar estágio 


A partir da segunda metade do curso de graduação. 


Atividades do estágio


- Observação do trabalho do profissional já atuante, participando conjuntamente das atividades. 
- Planejamento e condução de algumas aulas, com supervisão do responsável pelo estágio. 
- Monitoramento de atividades de recreação, desportivas e de lazer. 
- Colaboração na organização dos materiais, horários, tabelas e registro das atividades observadas.TOPO

4. MERCADO

Profissionais no mercado     


68.685 

Exigências para atuar na profissão


- Ter curso superior de licenciatura plena em Educação Física para atuar na Educação Básica ou graduação em Educação Física para atuação nas demais áreas. 
- Estar registrado no Conselho Regional de Educação Física. 

Regulamentação    


Lei nº9696, de 1º de setembro de 1998. 

Ganho inicial (média mensal)  


De R$ 1 mil a R$ 2 mil. 

Ganho escalão intermediário (média mensal)  


De R$ 2,5 mil a R$ 5 mil. 

Ganho no auge (média mensal)  


De R$ 5 mil a R$ 8 mil. Em alguns casos, quando o profissional alcança grande renome, os ganhos podem chegar a variar de R$ 20 mil a R$ 70 mil. 

Atividades do início de carreira


- Professor de Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio. 
- Instrutor de academia. 
- Monitor esportivo e recreativo. 
- Orientador de atividade física. 
- Personal trainer. 

Evolução da profissão    


Com a evolução na carreira, o profissional pode se tornar docente no Ensino Superior e coordenador pedagógico em universidades. Em clubes esportivos, assume cargos de gestão ou treinamento de equipes. Outra opção é tornar-se empresário e proprietário de instituições que desenvolvam atividades físicas esportivas. 

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/educacao-fisica/4edd2aa2fb3b72f057000013.html

sábado, 11 de outubro de 2014

Os Alimentos Para Cada Refeição


     As escolhas de alimentos mais saudáveis constitui a principal estratégia para a realização de uma dieta que visa o emagrecimento. Pensando nisso, elaborei um post com os principais alimentos a serem escolhidos para comporem cada refeição, de forma a auxiliá-los nas escolhas dos alimentos em cada refeição.
Café da manhã:

     O café da manhã é uma das principais refeições do dia. É a refeição que dá energia para que iniciemos as atividades do dia-a-dia. São considerados alimentos interessantes a serem incorporados nestas refeições:
- Frutas.
- Carboidratos integrais: pães, torradas, biscoitos, cereais matinais, granola e aveia.
- Leites e derivados: leites, iogurtes, queijos brancos, requeijão, ricota e cottage.


Lanche da manhã e da tarde:

     Nos pequenos lanches que devem ser realizados entre o café da manhã e oalmoço, e entre almoço e jantar, geralmente os seguintes grupos de alimentos constituem bons aliados da dieta:

- Frutas: preferencialmente opte pelas de baixo índice glicêmico, como morango, banana, manga, uva, pêssego, ameixa, kiwi e maçã.
- Iogurtes: contendo até 90 calorias. No mercado existem muitas opções de iogurtes disponíveis, mas é importante que você atente-se ao valor calórico deste produto para que não ultrapasse a quantidade de calorias necessárias para redução de peso.
- Barrinha de cereal: várias são as opções no mercado, entretanto algumas dicas são importantes: evite as barrinhas com chocolate, pois apresentam maiores quantidades de gordura saturada. Opte pelas que apresentam maiores quantidades de fibras. Leia o rótulo, pois a quantidade de fibras varia muito de uma marca para outra.
- Biscoitos e cookies integrais: já existem várias opções de cookies e biscoitos feitos com farinha integral e cereais, e que podem compor os pequenos lanches, incluindo sabores doces e salgados. Uma dica importante é que você atente-se ao rótulo e saiba qual a quantidade que corresponde a uma porção deste alimento, para que não exagere nas quantidades.
- Carboidratos integrais: farelo de aveia, aveia, granola são geralmente ótimas opções para serem combinadas com iogurtes e frutas.
     Apesar de não se encaixarem no grupo dos carboidratos complexos, as sementes de chia e linhaça também são ótimas opções para serem combinadas com frutas e iogurtes. Estas sementes podem proporcionar a saciedade e controlar o consumo alimentar.


Almoço e Jantar:

- Verduras: as folhas cruas constituem alimentos essenciais para qualquerdieta de emagrecimento. A inclusão de 2 ou mais tipos de verduras cruas em cada uma dessas refeições é essencial para o controle de peso e consumo de fibras. O início das refeições pela salada é uma estratégia importante para controlar a fome e a quantidade de alimentos ingeridos. O consumo de verduras cozidas também deve ser feito, principalmente como acompanhamento do prato proteico.

- Legumes: os legumes também devem ser incluídos no prato da salada ou como acompanhamento do prato proteíco. Lembre-se de montar um prato colorido, o que irá garantir o consumo de diferentes nutrientes!
- Fonte de carboidratos: preferencialmente escolha os integrais. Arroz e macarrão em suas formas integrais auxiliam no controle do mecanismo de fome e saciedade, o que ajuda no controle do peso. Evite consumir na mesma refeição outras fontes de carboidratos, como batata, farinhas, farofas e purê de batata.
- Grãos: a inclusão de uma porção das leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, soja) no almoço ou no jantar é essencial para o aporte dos aminoácidos essenciais ao organismo.
- Carnes: aves, peixes e carnes magras podem e devem ser inseridas na refeição principal.
- Azeite de oliva: Inclua o azeite de oliva para temperar a salada. Mas não exagere na quantidade. Um a dois fios de azeite é uma boa quantidade.

Lanche-Jantar:


     Caso você opte por realizar um lanche saudável no momento do jantar, prefira o consumo do pão integral. Alimentos fontes de proteínas também devem ser incorporados, podendo optar pelo grupo das carnes (atum, frango) ou um queijo branco. E por fim, não se esqueça de enriquecer o lanche com vitaminas e minerais, incluindo as verduras e os legumes.


Fonte: 
http://kilorias.band.uol.com.br/2013/10/quais-alimentos-escolho-em-cada-refeicao-para-manter-uma-alimentacao-saudavel/

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quarta-feira, 17 de setembro de 2014

História Da Educação Física

     Origem da educação física,história da educação física relaciona-se com as Ciências que estudam com o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de serpente, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
     A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
     Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
     Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_educa%C3%A7%C3%A3o_f%C3%ADsica

O Que é Educação Física?

Quando se fala em Educação Física, imediatamente pensamos naquela disciplina do colégio onde se pratica Vôlei, Basquete, Futebol. E aí vem a dúvida: mas aquilo não é aula de esporte? Qual a diferença? 

O termo Esporte refere-se a diversas modalidades organizadas. É uma atividade física que envolve regras e, geralmente, competição entre os participantes.

Já a Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.


Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/125-empreendedor-individual/21630-educacao-fisica